terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Espetacular! O homem versus o computador no Jeopardy

Começou mais uma batalha épica do homem versus o computador.

Em 1997, ficou famosa a batalha no xadrez entre Kasparov e o Deep Blue da IBM. Pela primeira vez o computador vencia o homem.

Agora o computador entra no programa Jeopardy (um game-show para testar o conhecimento dos participantes... ou uma espécie de Show do Milhão nos EUA, campeão de audiência por lá).

Watson, é o nome deste computador. Ele não analisa somente milhões de dados por segundo, mas realmente entende os seres humanos. Ele é capaz de compreender significados e contextos em frases ditas na nossa linguagem cotidiana, e consegue identificar até ironias. Incrível, mas é verdade. Parece que estamos diante da ficção científica que tanto imaginamos no passado.

No Jeopardy, Watson vai brigar com campeões humanos do game-show. Veja AQUI detalhes desse programa e do Watson.

O programa especial "Jeopardy! The IBM Challenge" começou a ser exibido ontem nos EUA. Serão 3 dias. Ontem foi o primeiro. O vencedor do jogo receberá 1 milhão de dólares. O segundo e terceiro colocados levarão US$ 300 e US$ 200 mil respectivamente. A IBM vai doar 100% do que ganhar. Ontem, no primeiro programa, Watson ganhou $5000; Brad Rutter $5000 e Ken Jennings $2000.

Abaixo encontra-se os vídeos do primeiro programa. Vale a pena ver. Eles explicam como o Watson funciona.

Veja que interessante. O Watson não está conectado à Internet, mas dispõe de um banco de dados que cobre ampla gama de tópicos, entre os quais história e entretenimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...