terça-feira, 24 de maio de 2011

Tributo a Mario Bethlem

Acabei de receber a notícia que Mario Bethlem, ex-executivo e ex-presidente da IBM Brasil, faleceu ontem à noite.
Estou triste. Muito triste. A minha vontade foi de fechar as coisas e voltar para casa, deitar na cama e ficar lá até a tristeza passar. Mario Bethlem foi um dos executivos mais brilhantes que conheci. Certamente o mais inspirador no meu início de carreira. Ele não sabia, mas ele era o meu mentor. Não, não, ele era, sem saber, o mentor de muita gente na empresa. Uma pessoa iluminada, serena, visionária e olhos sempre brilhantes. Um otimista por convicção.
Lembro de assistir suas apresentações sempre na primeira fila. Gostava de aprender com ele. Eu chegava sempre antes para olha-lo fixamente. Como falar, os gestos, o olhar confiante e sempre falando de futuro, sempre falando de pessoas fazendo o futuro. Sempre sonhei em crescer na companhia e ser como ele. Se algum dia eu fosse um executivo importante na companhia, que eu fosse então como Mario Bethlem. Gosto de lembrar dele assim, ainda liderando a companhia, sempre sorrindo e nos recebendo afetuosamente para conversar.
Não, não, o Mario não merece que eu vá para casa e que fique deitado me lamentando da vida. Ele merece ser lembrado como uma fonte de inspiração, uma pessoa que passou pelo mundo e fez sua contribuição. Por isso eu decidi trocar a saída triste para casa por esse texto singelo de quinze minutos.
Boa viagem, Mario. O céu ficará ainda melhor com a sua chegada e seu sorriso. Abraços de um grande admirador, mesmo que eu nunca tenha dito isso para você pessoalmente.
Mauro.

25 comentários:

  1. Mario é uma referência para todos nós IBMistas que conhecem a história dessa companhia, e a história de superação comandada por ele. Não tenho palavras pra expressar a minha tristeza. O mundo perdeu um grande homem.

    ResponderExcluir
  2. Mauro, realmente entristecedor. Foi uma história profissional inspiradora mesmo. A calma e a postura dele sempre me trouxeram segurança.. impressão que ele sempre sabia como conduzir as coisas da melhor forma possível. Uma vez, quando ainda era trainee (recentemente egresso de uma faculdade de engenharia que eu e ele comppartilhávamos), ele me pegou pelo braço e disse ... - "na IBM você tem que procurar se sobressair, mas não muito... (sorriu, e saiu)" . Esta frase, que me pareceu meio limitante em um primeiro momento, encheu-se de significado quando o tempo passou... Deixo aqui uma homenagem a este senhor que, assim como a você, tanto me inspirou.

    ResponderExcluir
  3. Tive o privilégio de trabalhar sob a liderança de Mário de 1979 a 1997, quando ele foi compulsoriamente aposentado. Como Managing Principal do IBM Consulting Group, tive o prinilégio de ter o Mário como cliente. E, como aposentado da IBM, tive o privilégio de ter o Mario como colega, assistindo a reuniões a que, até pouco tempo, nos convidavam. Um ícone, uma referencia, um verdadeiro executivo da IBM.

    ResponderExcluir
  4. Para mim também o Mario foi um grande modelo de executivo. Participava no jogo corporativo com facilidade e desenvoltura, tão grandes que faziam parecer tudo fácil e natural. Tinha múltiplos talentos para lidar com pessoas e negócios, conflitos e soluções, ética e resultados. Sentiremos a sua falta, e espero que continuemos a praticar pelo menos um pedacinho desses valores.
    Boa viagem, Chefe!

    ResponderExcluir
  5. Mario Andre Oliveira24 de maio de 2011 às 13:43

    Trabalhei perto dele no 10o andar da Pasteur. Quase todo dia o via, sempre passando uma imagem de serenidade, mesmo quando os tempos estavam dificeis. Sempre foi otimista. Jamais vi ele ter um comportamento que não fosse o de um cavalheiro.
    Sua calma, fineza e profissionalismo me marcaram.

    ResponderExcluir
  6. MARIO BELFORT MEDEIROS BETHLEM FOI, CERTAMENTE, UM DOS EXECUTIVOS MAIS BRILHANTES DA IBM BRASIL. SUA COMPETÊNCIA, SUA ATENÇÃO, SUA VERVE ALÉM DE SEU HUMOR FINO SERÃO SEMPRE LEMBRADOS POR TODOS OS IBMISTAS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONVIVER COM ELE. CERTAMENTE, A IBM DE ENTÃO MUITO SE BENEFICIOU DE SUA CONTRIBUIÇÃO GERENCIAL E DIGNA DE UM VERDADEIRO CAVALHEIRO.
    LOURDEMIR CARVALHO

    ResponderExcluir
  7. O Mario Bethlem foi um dos primeiros profissionais da IBM com quem tive contato. Eu entrei na IBM em 1966 pelo Bureau de Serviços (depois mudou o nome para CSD). Meu primeiro programa de computador foi para um serviço definido pelo Mário que trabalhava como RT na Filial Governo. Sempre admirei sua gentileza no trato com os profissionais da IBM e com os clientes.

    Quando trabalhei na Gávea em Educação de Marketing tive a oportunidade de convidá-lo algumas vezes para meus eventos. Na época ele já era Presidente da IBM. Nunca se negou a comparecer. Sua secretária tinha sempre achava uma brecha em sua agenda, pois sabia da importância que o Mario dava em comparecer pessoalmente nesses eventos.

    Apesar de sua posição era uma pessoa simples no trato. Não era arrogante como o Pacca de Almeida ou o Pepe Guerra, com quem também tive contato.

    Eu realmente sinto muito o seu falecimento.

    Luiz Frajtag

    ResponderExcluir
  8. Clarice de Medeiros24 de maio de 2011 às 18:36

    Acabei de saber da morte do Mario Bethlem. Fui ao google ver se tinha alguma noticia - para ver se era isso mesmo. Achei este blog e gostei de ficar lendo e compartilhando minha tristeza com todos estes colegas, que como eu tiveram o privilégio de trabalhar com um homem como ele.

    ResponderExcluir
  9. Mauro, linda homenagem a nosso querido Mario. Realmente, ele foi e continuará sendo mentor de muitos que o conheceram. Temos várias histórias a partilhar da convivência com ele. Fomos uns privilegiados por essa convivência. Com certeza, o Céu hoje está em festa. Pois Mario era alegria. E lá encontrará o seu querido amigo - João de Paula Correa Neto - que o receberá com o lindo e alegre jantar. Com carinho, Leila Seixas

    ResponderExcluir
  10. Enquanto estive na IBM o Sr. Mário Bethlem foi um dos executivos que mais admirei. Ouvia atento seu discurso conciso, coerente e perspicaz. Com seu talento nos incentivava com propriedade e elegância singular.

    ResponderExcluir
  11. Um grande executivo, fonte de inspiracao para mim e muitos outro; uma pessoa refinada, inligente, educado, com uma presenca impressionante. Tive o privilegio de trabalhar com ele na IBM e te-lo como guru depois da IBM.
    Enfim, um grande cara, iluminado.

    ResponderExcluir
  12. Era um gerente de uma época em que os executivos da IBM eram gente de verdade e com sentimentos pelo proximo.....

    ResponderExcluir
  13. Mario deixará um legado para todos que o conheceram como um homen intelegente, elegante, sagaz que tinha um humor fino e tão elegante quanto ele. É um exemplo para todos que o conheceram. Onde está agora, com certeza está com muitos de seus amigos, Correa Neto, Wagner Guedes, José Bonifácio Amorim e outros. E nós seus amigos em algum momento também nos reuniremos com este grupo. Muitas saudades! Irene

    ResponderExcluir
  14. Mario era um executivo, um exemplo no campo profissional e pessoal. A gente ia conversar com ele ou mesmo ouvi-lo e sentia seu equilíbrio, alguém em quem você você confia, se sente confortável por estar em boas mãos, e principalmente alguém com um olhar humano, algo raro hoje em dia nas empresas, como outra referência para mim, o Roberto Haidar!
    Fiquei ainda mais fã do Mário quando soube que meu aniversário era no mês dia que o dele! Me sentia bem com isso! Era algo em comum, o que me alegrava e me direcionava. Eu sempre mandava email a ele o cumprimentando ou ao menos pensava nele! E assim continuará a ser! Fique bem e que Deus o abençoe.
    Abraços
    Celso Malachias

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Mauro, foi mto bom encontrar seu texto sobre o Tio Mario. Eu e os demais que fizeram comentários aqui, estavam em busca de notícias e foi muito confortante encontrar tantos comentários carinhosos. Obrigada por ter nos dado a oportunidade de ouvir um pouco mais sobre uma pessoa tão querida.

    ResponderExcluir
  17. Neste momento de consternação pelo falecimento do engenheiro Mario de Medeiros Bethlem T-62, expresso, em nome da Diretoria da AEITA, sentimento de profundo pesar e solidariedade.

    Possam os familiares e amigos do senhor Mario superar este momento de perda recordando sua memória e a valiosa contribuição que deixou ao longo de sua vida.

    Marcelo Dias Ferreira,

    Presidente da AEITA


    Informação transmitida à AEITA pelos iteanos Cesar Simões Salim T64 e Alberto Saliby T68, dia 24/05/2011.


    Associação dos Engenheiros do ITA
    Notícias: www.aeita.com.br

    ResponderExcluir
  18. Velhos e bons tempos da IBM. Mario nunca sera esquecido, convivemos no assignment, foi meu gerente, sempre claro e preciso. Sabia rir, instruir e dirigir, deixando com certeza muitos seguidores. Nossos pesames e sinceras condolencias a Maria Helena e aos filhos.

    ResponderExcluir
  19. Mauro,
    eu sempre admirei o Mario de longe, pois há pouco na IBM, não me atrevia a falar com um executivo. Devia ter falado e aprendido com ele. O seu ar simpático e os seus olhos que pareciam estar sempre rindo, deviam ter me dado coragem.
    Parabéns pelo seu escrito, um tributo merecido a uma pessoa que foi admirável e admirada!

    ResponderExcluir
  20. SAUDADE IMENSA! TRISTEZA PROFUNDA!
    Jane Fraga

    ResponderExcluir
  21. Mauro,

    lindo texto, e muito cheio de verdades. Mario foi um lider querido e admirado, um verdadeiro executivo que nos deixa com muitas saudades. Seu humor fino e inteligente, e cavalheirismo aliado com uma estratégia perfeita, sempre foram dignos de nota. Vamos ficar com muita saudade dele.

    Mario Araujo Santos

    ResponderExcluir
  22. Neste momento de consternação pelo falecimento do Dr. Mário (forma que eu o chamava) quero estender um abraço a família, e dizer que ele deixará um legado para todos que o conheceram ,como um homem integro inteligente, que nós amigos e familiares possamos superar este momento de perda recordando sua memória e a valiosa contribuição que deixou ao longo de sua vida ele foi e sempre será uma referencia para mim, um grande abraço da família Dias, que Deus possa nos confortar.

    ResponderExcluir
  23. Mário, segue seu caminho com a Paz de Deus, meus pesames aos familiares e amigos da IBM. Carlos Santos (ex-IBMista)

    ResponderExcluir
  24. È, a roda vai girando e levando os bons, mas fica o exemplo e o bom companheirismo. Vai com Deus meu irmão e lider. Francisco Lombardi.'.

    ResponderExcluir
  25. Ricardo Gouvea disse...

    Nosso amigo e competente Presidente da IBM,

    aqui vai minha admiração por você, minha dor pela sua partida, minha lembrança de sua positividade e alegria. Minhas preces para que voce esteja muito bem no novo plano espiritual.
    Ricardo Gouvea

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...