quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O trânsito do Rio de Janeiro é uma zona

Não aguento mais o trânsito do Rio!
Eu até entendo essa história de que a cidade está em obras e que vamos sofrer com o trânsito. Mas o trânsito caótico da cidade do Rio vem de algumas coisas básicas que o governo literalmente abandonou ou finge que não vê.

A verdade é que com obras ou sem obras o trânsito do Rio sempre será ruim se não trabalharem nos 10 pontos abaixo:

1- Engenharia de tráfego: A CET-Rio é uma falácia. Parece que não existe na cidade! Amador e incompetente.

2- Policiamento e fiscalização inexistentes: guarda de trânsito é coisa rara e motoristas se sentem livres para fazer o que bem entendem.

3- Sinalização ineficiente: se você não for da cidade é fato que vai se perder em 5 minutos.

4- Motoristas de ônibus criminosos: existe uma cumplicidade do governo/prefeitura/Detran com as empresas de ônibus. Os motoristas fazem barbaridades e nada acontece. Os ônibus são uma vergonha para o Rio de Janeiro.

5- Sinais sem sincronismo e com tempos de ciclos mal dimensionados: experimente usar uma grande avenida. Quando o seu sinal abre, o sinal seguinte fecha. Uma bagunça! Os sinais no Rio criam congestionamentos desnecessários.

6- Ruas esburacadas: Ondulações e buracos para todo lado. Asfalto no Rio é uma vergonha.

7- Motoristas mal educados: existe uma evidente falta de respeito e senso de comunidade dos motoristas do Rio. A falta de educação e a falta de fiscalização fazem do Rio o pior trânsito do país.

8- Transporte público insuficiente, ineficiente e sem compromisso com a qualidade: você pode escolher entre ônibus, metrô, trens e barcas. Nada funciona direito. Todos têm problemas todos os dias e o governo aceita e tolera o descaso com a população.

9- Ciclovias é para turista ver: o governo adora falar das ciclovias. Agora fala em instalar 90 bicicletários públicos. Isso é propaganda enganosa. Me diz se você conhece alguém que vai para o trabalho de bicicleta. Numa cidade caótica, atravessá-la de bicicleta é correr risco de morte todos os dias.

10- BRT é uma falácia: Não se iluda, os BRTs podem ser um engôdo. O único já inaugurado está todo ferrado, pistas com buracos, estações com problemas, sinalização insuficiente, as estações e as pistas na região de Campo Grande a Santa Cruz são uma casos bizarros de engenharia e construção. Não entendo como os jornais não mostram isso. Pergunte aos usuários se eles estão satisfeitos.

A real verdade é que falta seriedade aos governantes. Falta visão de longo prazo. Falta planejamento, tudo parece ser feito com pressa, em cima da hora e com baixa qualidade. Falta vontade de enfrentar os reais problemas.

De tudo que vejo no trânsito do Rio, as únicas coisas que parecem funcionar é a Lei Seca e os pardais pela cidade.


Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...