segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Torres del Paine

Acabei de ler numa revista dizendo que os viajantes consideram Torres del Paine o lugar mais bonito do mundo. Fica difícil duvidar ao ver as fotografias...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aula sobre refrigerantes

Essa eu recebi pela internet.

Na verdade, a fórmula 'secreta' da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial.
Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, fui eu quem tive que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium') que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de 'açúcar' (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA !...

- Fórmula da Coca-Cola?...

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

- Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc... Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar 'edge' no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo... Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.

(AUTOR: ANÔNIMO - por motivos óbvios)


INTERESSANTE!
Quando você acaba de beber um refrigerante

Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett

Faculdade de Educação Física da UFMT Mestrado da Nutrição da UFMT
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836
Consultoria em Performance Humana e Estética

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que vai por para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Se os abatedouros tivessem paredes de vidro…

Esse vídeo eu conheci no excelente blog da Marina. Ela diz que o vídeo vem circulando pela web de forma intensa.
As cenas são muuuuito fortes e prepare-se muito bem para ver esse filme. Não fique com crianças ao seu lado pois as cenas impactam mesmo. Depois do filme, a gente fica decepcionado com o mundo. O vídeo tem narração de Paul McCartney.

Prepare-se para se tornar vegetariano.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mas sou limpinho...

Como estou sempre viajando de avião, eu vou guardando os sanduichinhos e outras coisas que recebemos dentro dos vôos, e com eles vou substituindo os meus almoços e jantares que vou perdendo por conta dessas viagens. E onde eu ponho essas coisinhas? Dentro da minha mochila, que vira um brejo só.
Ontem eu passei por uma experiência daquelas. Fui esvaziar minha mochila de 1 tonelada em busca de uma chave que havia perdido. Me deparei com um sanduíche da TAM com data de validade de dez/2010... Eu não tirei fotos devido ao estado lastimável do "objeto"... algo entre as cores preto e vinho... indescritível.. desculpe se decepcionei vocês... mas sou limpinho.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Espetacular! O homem versus o computador no Jeopardy

Começou mais uma batalha épica do homem versus o computador.

Em 1997, ficou famosa a batalha no xadrez entre Kasparov e o Deep Blue da IBM. Pela primeira vez o computador vencia o homem.

Agora o computador entra no programa Jeopardy (um game-show para testar o conhecimento dos participantes... ou uma espécie de Show do Milhão nos EUA, campeão de audiência por lá).

Watson, é o nome deste computador. Ele não analisa somente milhões de dados por segundo, mas realmente entende os seres humanos. Ele é capaz de compreender significados e contextos em frases ditas na nossa linguagem cotidiana, e consegue identificar até ironias. Incrível, mas é verdade. Parece que estamos diante da ficção científica que tanto imaginamos no passado.

No Jeopardy, Watson vai brigar com campeões humanos do game-show. Veja AQUI detalhes desse programa e do Watson.

O programa especial "Jeopardy! The IBM Challenge" começou a ser exibido ontem nos EUA. Serão 3 dias. Ontem foi o primeiro. O vencedor do jogo receberá 1 milhão de dólares. O segundo e terceiro colocados levarão US$ 300 e US$ 200 mil respectivamente. A IBM vai doar 100% do que ganhar. Ontem, no primeiro programa, Watson ganhou $5000; Brad Rutter $5000 e Ken Jennings $2000.

Abaixo encontra-se os vídeos do primeiro programa. Vale a pena ver. Eles explicam como o Watson funciona.

Veja que interessante. O Watson não está conectado à Internet, mas dispõe de um banco de dados que cobre ampla gama de tópicos, entre os quais história e entretenimento.



Estação Jardim Oceânico - Metrô Barra

Muito legal esse vídeo da estação Jardim Oceânico no Metrô Barra. A questão é que eu acho essa ponte estaiada completamente desnecessária. Ela vai atrapalhar a vista da Pedra da Gávea e os outros visuais legais que já existe na região. Pra que subir um pitoco de concreto no meio de um lugar já muito lindo??? Criar um ícone de arquitetura? Seria este mesmo um ícone ou um elefante branco?
Enfim, posso votar? Eu sou contra.
Agora é esperar se o sonho do metrô da Barra vira realidade.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Primeiro discurso do Romário na Câmara

Não perca o primeiro discurso do Romário na Câmara...

Mais uma da Dell

Desisti de tentar resolver meus problemas com a Dell. Agora vou passar a escrever as trapalhadas deles aqui no blog.
Vale dizer que os meus problemas não são com os produtos Dell, mas sim de relacionamento, com o marketing deles.
A penúltima foi receber uma carta da Dell de boas-vindas, quando já sou cliente da Dell há mais de 8 anos.
Agora, a novidade é que ontem recebi uma nova carta da Dell.
O meu nome completo é grande (herança dos portugueses!!! rsrsrs...), e no meio tem "Villas Bôas". Pois bem, para a Dell agora, sem mais nem menos, meu nome passa a ser "Mauro Vollas Boas". Enfim, depois de 8 anos como cliente da Dell, eles resolveram mudar meu nome.
E já desisti de enviar email para eles via o site da Dell... eles nem respondem.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Egito - Duas capas, dois momentos

Acho incrível o poder de comunicação de algumas capas de jornal. Os exemplos abaixo são muito bons. Como exemplos de capa, incluindo título e foto.
A primeira é de sexta-feira... em seguida a de sábado. Dois momentos muito diferentes no Egito, apesar de apenas 24 horas de diferença.
Mas boa mesmo é a charge do Chico.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Capa da revista de Domingo do O Globo

Essa é a capa da revista de Domingo do Jornal O Globo de ontem.
Acho que esse cara na janela é gente boa...


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Rio fervendo...

Esse é o quadro de temperatura do Rio de Janeiro publicado hoje no jornal O GLOBO.
Tá gostoooooso e.. quentinho.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A IBM Brasil está com vagas abertas na área de marketing

A novidade é que a IBM está com vagas abertas na área de marketing. São várias oportunidades na área de geração de demanda e em diversas regiões: São Paulo, Rio, BH, Salvador e Porto Alegre. Também tem um vaga muito legal em marketing digital.

Para pegar mais detalhes, o caminho é muito fácil. Vai no link abaixo.
No campo cargo, selecione "Marketing & Comunicações"
Na campo região, selecione "Americas", e no país, obviamente, "Brasil".
Depois é só navegar e escolher a oportunidade que interessa você. É por este site que você se registra e inscreve seu currículo.

Este site é fantástico pois ele permite ver todas as oportunidades abertas na IBM em qualquer parte do mundo, em qualquer área. Vale a pena ver. Vai que você quer trabalhar na França ou na Malásia... aliás, tá cheio de oportunidade por lá...

Boa sorte e divulgue esse site para os seus amigos e colegas.

Link: https://jobs3.netmedia1.com/cp/


Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...